blás reduzidos

um problema da vida moderna no século xx, ou melhor, um problema “de primeiro mundo” do século xx é a vida de acumulações e multitasks. levar um estilo de vida ‘minimalista’ agora é digno de curiosidade e talvez choque. para que menos se é possível ter mais? por que tomar a decisão de ativamente descartar e passar para frente aquilo que é desnecessário em vez de acumular; afinal, talvez você precise amanhã ou daqui a um mês. o fato é que quando você precisar, não vai mais ter, então melhor se prevenir e apegar.

a palavra clutter agora é mais negativa do que positiva e existem inúmeros “tutoriais” e artigos com dicas de como reduzir cacarecos, sejam eles físicos ou mentais. isso agora é algo que necessita de passo-a-passos: o mantra e passo número um sempre é “como se focar em uma única atividade” sendo que a origem do problema está justamente nesta multidão de coisas e pensamentos e artigos.

clutter já não se refere mais a apenas objetos; uma busca rápida encontra inúmeros sites com dicas de como unclutterear sua mente e sua vida, ou seja, podar as desnecessidades do dia-a-dia. uma habilidade importante do novo século também é um problema: você precisa ser capaz de multitaskear, tomar atalhos, ser ágil e eficiente, mas sua capacidade concentração e compreensão parecem, ao menos à primeira vista, diminuir proporcionalmente.

digo isto por experiência própria, uma vez que sinto que meu poder de concentração diminuiu muito pela quantidade de estímulos que me bombardeiam e os quais eu me sujeito diariamente. é engraçado que agora existem apps e programas criados especialmente para serem “sem distrações”. por exemplo, um processador de texto sem firulas nenhuma e em tela cheia, para que seu twitter não dispare no fundo ou você não se sinta tentado a entrar no reddit. not a bug, a feature. menos é mais?

acho que devo passar quase mais tempo repassando as opções no netflix do que assistindo alguma coisa de fato. eu acumulo tantos artigos e matérias online para ler que tenho que usar o reader em conjunto com um app especial [que por sinal também estão integrados em meu celular] para que eu tenha tudo disponível e organizado. a acumulação mais problemática e difícil de ser controlada para mim é a informação. são muitas as opções que paralisam.

tl;dr: reduzir ao essencial é a nova meta, mas agora com maior convicção e motivação.

Leave a Comment

Campos obrigatórios estão marcados *.